sábado, 28 de janeiro de 2012

Eventos no Empório Mata Branca - 02

Confraternização


A turma cervejeira da Urbis 1 promoveu, no Empório Mata Branca um encontro comemorativo que juntou cervejas especiais e um verdadeiro festival de massas. Pelo lado das Cervejas o show foi por conta da Backer Pale Ale, Bamberg Munchen e da Mata Branca. Esta última guardada a 7 chaves por Marcelo que adquiriu as últimas de um lote de Pale Ale e trouxe de casa especialmente para o evento! Já pelo lado da comida, mais uma vez os Chefs Mazo Di Paula e Nara Mendes deixaram todos muito satisfeitos com três tipos de massas e molhos abundantes de camarão, pesto e bolonhesa.
Agradecemos aos amigos-clientes Bosco, Vinicius Jaimir, Cleber, Marcelo, Rafael, Marcelo (...) e aos parceiros Mazo e Nara por escolherem o Empório Mata Branca para confraternizarem, celebrando a amizade e a chegada de um novo ano, afinal, a cerveja é a bebida histórica das comemorações e da amizade! Sempre com moderação!


Teste-Cego
Imagine você, apreciador de cervejas e fiel bebedor de determinadas marcas convencionais chega em uma Bar e faz a clássica pergunta ao garçom: - Que cerveja você tem meu amigo? Depois que ele expõe o restrito cardápio de louras (entre três e cinco rótulos disponíveis) você diz: “eu não bebo esta porque é muito ruim!” ou “quero aquela que é boa!.” Certamente todos nós temos nossa preferência, seja ela baseada no aroma, no sabor ou na textura da cerveja, seja por que umas dão dor de cabeça (ou de barriga) no dia seguinte, ou seja por que uma está associada à sua turma ou à momentos especiais (fatores psicológicos, sociais e históricos) ou outro fator qualquer. O certo é que temos nossa cerveja preferida e justificamos sempre pela qualidade, comparando logo uma com a outra!

Mas, será que conseguimos distinguir, sem olhar o rótulo, as cervejas mais comumente distribuídas em Conquista pelas grandes cervejarias? Pois é, fizemos esta perversidade com 4 amigos (Rodrigo, Nara, Henrique e Iran) que toparam fazer um teste-cego com 10 marcas: Skol, Brahama, Bohemia, Schin, Kaiser, Primus, Stela Artoir, Antártica, Heineken e Backer Pilsen. Todas de uma mesma linha ou família de cerveja (pilsen ou lager¹) para dificultar! Demos uma mãozinha aos amigos colocando cervejas com mais personalidade como a Backer e a Heineken. Tínhamos certeza que todos acertariam pelo menos 5 marcas! Fizemos tudo certinho, água e pão entre uma cerveja e outra para limpar as papilas gustativas (responsáveis por detectar os sabores das cervejas e enviar a informação ao cérebro); entregamos ficha/roteiro de degustação e enumeramos os copos para evitar confusão na seqüência. Contudo, o grande vencedor do prêmio (um kit da Backer) acertou apenas 3 das 10 cervejas em análise! Parabéns Iran!

O teste-cego é uma técnica muito interessante e divertida para descobrir verdadeiramente quem são as cervejas para além dos rótulos! Se você quiser experimentar esta brincadeira, marque com sua turma e agende com o Empório Mata Branca, vai ser divertido!





¹Apesar de serem conhecidas genericamente como pilsen ou lager, a maioria das cervejas citadas pertence à categoria LIGHT LAGER (que tem algumas subcategorias à exemplo: Standard American Lager, Lite American lager e Premium American lager). São cervejas claras, muito leves e com grande presença de adjuntos: arroz, milho, sorgo e/ou outros cereais utilizados como fonte mais barata de carboidratos (que viram matéria fundamental para a fermentação) em comparação com o malte de cevada que é o cereal ideal para cerveja, mas é mais caro. Já a Pilsner ou Pilsen possui três subcategoria segundo o BJCP (que é o mais reconhecido júri de classificação das cervejas): German Pilsner, Bohemian Pilsner e Classic American Pilsner. Estas são mais raras no Brasil, produzida mais pelas microcervejarias, que difundem e defendem a produção de cervejas mais originais e puras.  O gráfico ao lado ilustra a diferença entre as duas categorias de cervejas em questão. A imagem foi copiada do endereço: http://www.hominilupulo.com.br/universo-da-cerveja/humor/tabela-diferenciando-cerveja-pilsen-x-light-lager/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas ou sugestões são muito bem vindas!