segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Degustação de Cervejas - 01

Postaremos hoje algumas degustações de cervejas realizadas no Empório Mata Branca juntamente com alguns clientes e amigos. Esperamos comentários e complementações, afinal, cada pessoa pode ter sensações completamente distintas em relação a mesma cerveja!

No dia 05/01/2013, na companhia de Fernando e Daíse (clientes, amigos e ótimos músicos), apreciamos a London Pride da F’ullers – umas das cervejarias mais tradicionais e respeitadas da Inglaterra. Para acompanhar esta deliciosa cerveja do estilo Pale Ale Daise preparou uma costela suína ao molho de Barbecue – receita no endereço http://comendopraemagrecer.blogspot.com/ . A idéia foi harmonizar a cerveja com este atrativo e muito bem preparado prato. Tínhamos uma cerveja bem equilibrada, levemente adocicada e amargor refrescante no final, de corpo leve e teor alcoólico de 4,1%, apresentando notas de castanha e caramelo suave. Já o prato possuía mais personalidade, com sabores fortes, agridoce. Mas, por ser a London Pride uma cerveja mais suave dentro do seu estilo, percebemos que o prato pediu uma cerveja mais encorpada, alcoólica e amarga para contrastar com o sabor intenso da carne suína e sua gordura típica. Ao final, resolvemos testar o prato com uma Rauchbier da Bamberg – cerveja com sabor marcante de malte defumado e teor alcoólico de 5,2%. Todos percebemos uma combinação melhor, mais harmônica por semelhança no sabor. Perfeito! Costelinha suína com Rauchbier!!
 
Uma segunda degustação surpreendente foi feita com a Punk IPA da Brew Dog (cervejaria Escocesa que vem se destacando em todo o Reino Unido com suas cervejas de personalidade forte e extrema). A Punk é realmente muito marcante em seu aroma floral e cítrico do lúpulo em dosagem bem acentuada. Sua cor é laranja e seu creme (espuma), é consistente e abundante com longa duração; seu corpo é médio com líquido borbulhante; pouca presença de malte no aroma, com leve toque de rapadura e frutas tropicais; intenso lúpulo floral e doce do levedo - é possível notas de noz-moscada e mel. O sabor é longo com intenso amargor antecedido de doce do malte e complexo frutado cítrico; o médio teor alcoólico (5,6%) não é percebido no aroma. Final seco e duradouro.
 
Logo nos primeiros goles temos a sensação de que há exagero no lúpulo, mas. À medida que a cervejas aquece no copo e o paladar se adapta, podemos perceber toda complexidade dos aromas e o equilíbrio do lúpulo com o malte. Realmente é uma cerveja muito especial, refrescante e deliciosa, vale muito a pena conhecer!

Venha degustar uma cerveja no Empório Mata Branca você também!! Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas ou sugestões são muito bem vindas!