domingo, 25 de março de 2012

Confraria Baiana de Cerveja

Foi criada, no último dia 11/03/2011, no Empório Mata Branca, a Confraria Baiana de Cervejas. A Confraria é uma denominação muito utilizada para grupos - geralmente informais- constituídos por pessoas amigas que querem cultuar um hobby. Apesar de a origem das confrarias está associada a ordem religiosas ou sociedades secretas de culto a um determinado santo ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Confraria ) hoje existem sob diversas finalidades: música, cinema, gastronomia, objetos antigos, carros, bebidas, são alguns dos temas para os quais se tem confrarias.


Em relação à bebida, há várias no Brasil, especialmente dos apreciadores de vinho, mas também de outras bebidas. Há também de cervejeiros, dentre elas a Confraria do Marquês no Rio de Janeiro ( http://www.confrariadomarques.com.br/ ). Estes grupos de cervejeiros ou confrades se agrupam para realizar compra coletiva e degustar rótulos difíceis de serem encontrados nas prateleiras de mercado; visitam bares e restaurantes que tenham carta de cerveja e realizam harmonização com pratos típicos etc.
Imagem retirada do site:
 http://www.whyleaveastoria.com/profiles/blogs  

Muitos clientes do Empório Mata Branca, aqui em Conquista nos sugeriram a criação de uma confraria como instrumento para ampliar a apreciação de cervejas. Concordando com estas sugestões, promovemos uma reunião no dia 11/03 onde discutimos alguns fundamentos da nossa confraria. As sugestões dadas serão submetidas à avaliação dos demais confrades que se integrarão. Elegemos o dia 17/03/12 como o dia oficial da fundação da Confraria além de sugerir nome e finalidade. Estavam neste ato:

Igor (Vitória da Conquista),
Fernanda (Vitória da Conquista),
Calleb (Itabuna),
Albert (Itabuna),
Karine (Salvador),
Clarize (Vitória da Conquista),
Luiz (Vitória da Conquista),

Outros fundadores (se não esqueci de alguém!):
Luiz Henrique (Vitória da Conquista),
Ricardo (Vitória da Conquista),

Além das já citadas, há outras pessoas que demonstraram interesse e serão confirmadas mediante manifestação, à exemplo de Leonardo (Salvador), Nara (Vitória da Conquista), Mazzo (Vitória da Conquista) dentre outros.

Sugestões discutidas na reunião:
Nome: Confraria Baiana de Cervejas

Finalidades (em construção):
Degustar cervejas em seus diversos estilos, rótulos e origens;
Compartilhar conhecimento sobre cervejas;
Fazer compras coletivas de cervejas;
Difundir a cultura cervejeira no Estado;
(...)

Discutimos ainda que a Confraria deva ser um grupo acolhedor e plural, ciente do seu papel educativo. Também chegamos à conclusão que, para favorecer a participação de pessoas em outras cidades, não será exigido que os integrantes residentes fora de Conquista participem presencialmente dos encontros, mas realize degustações sempre nos dias combinados e utilizando as orientações repassadas com antecedência. Desta forma funcionará da seguinte maneira:

1 - Faremos nossa comunicação via e-mail e decidiremos os estilos e cervejas a serem degustadas;
2 – Faremos a compra das cervejas eleitas;
3 – As cervejas serão distribuídas entre os sócios, inclusive os que moram em outras cidades (via COORREIOS, transportadora, etc.);
4 – no dia marcado, e da forma orientada via e-mail previamente, todos farão a degustação e preencherão a ficha de avaliação da cerveja;
5 – resenhar a experiência via e-mail e arquivar para sistematização as fichas;

A Confraria fomentará a realização de eventos e/ou a participação dos seus membros em eventos cervejeiros de cunho nacional.

Um regimento será elaborado com a colaboração de todos para orientar o funcionamento e a entrada de possíveis membros novos.

 imagem retirada do site:
http://www.steveonsteins.com/the-sport-of-drinking-on-various-art-works-1  


Um comentário:

Comentários, críticas ou sugestões são muito bem vindas!