quinta-feira, 1 de março de 2012

Agenda de Eventos - 01

Como havia dito há alguns dias atrás o mês de Março marca o início de um calendário de eventos do Empório Mata Branca. Hoje convidaremos os amigos leitores para dois deles: O primeiro será uma Noite de Degustação de cervejas, que ocorrerá no dia 10/03 conforme cartaz abaixo. O segundo evento é a degustação da Mata Branca Russian Imperial Stout que levaremos para o Concurso Nacional de cervejas caseiras em Piracicaba no período de 7 a 9 de junho do ano corrente. Faremos, no dia 17/03, lá no Mata Branca, uma espécie de teste de palatabilidade da cerveja.
  
Quando fazemos uma cerveja sempre ficamos tensos para saber se vai ficar boa, se tem algum defeito grave ou se alguma das características essenciais foi encoberta por fator estranho como contaminação ou ésteres indesejáveis que desqualifique a breja. A vantagem disso tudo é que temos de monitorar durante o processo de maturação (ou seja, beber uma garrafa a cada semana para perceber a evolução da bebida). No uso desta prerrogativa eu abri uma garrafa ontem!! Estava maravilhosa, forte, alcoólica (8,2%) encorpada, complexo sabor de castanhas, café, chocolate, vinho do porto, mel. Ótimo equilíbrio entre o doce dos mais de 15 kg de malte com o amargor do lúpulo generosamente adicionado à fervura. Com baixa carbonatação e notas de frutas como ameixa e framboesa – tomara que continue assim até junho! Na minha opinião, uma cerveja que corresponde inteiramente ao charmoso estilo Russian Imperial Stout.

O rótulo é apenas ilustrativo - pertence a outra cerveja nossa
Venham provar esta cerveja no dia 17/03. Pode ser a única chance, já que eu vou reservá-la para o concurso e é praticamente impossível reproduzi-la fielmente. Já penou se ela ganha algum prêmio em Junho? É possível que fique tão metida que se recuse sair da garrafa!!

Comparando com uma outra cerveja do mesmo estilo, a tão famosa e excepcional Guinness Special Export – que bebemos antes de fazer a nossa versão, achei mais doce. Ou seja, a Guinness é mais seca e mais amarga. Porém, parte deste doce na nossa cerveja ainda pode desaparecer, já que ainda não chegou à metade do processo de maturação.


Bem, então aguardo respostas (pelo blog ou por e-mail, ou telefone) dos interessados para que façamos as reservas devidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas ou sugestões são muito bem vindas!