Caros cervejeiros,
Como havíamos prometido segue um pequeno relato sobre o 1º Festiva de Cervejas da Bahia, promovido e organizado pela AcervABaiana durante os dias 8 e 9 de dezembro de 2012. Como parte da programação ocorreu também o primeiro concurso dos cervejeiros caseiro da Bahia. Foi um evento muito bom e disputado que revelou o potencial do estado para eventos cervejeiros nos próximos períodos.
No dia 8/12 a programação ficou por conta dos palestrantes:
Martin Boan - mestre cervejeiro e sócio fundador da BA Malte e do Centro de cata da Cervezas da Argentina. Palestra que apresentou características do mercado cervejeiro na América Latina.
Leonardo Botto - Sommelier de cervejas e cervejeiro artesanal do Rio de Janeiro, um dos precursores do movimento de cerveja artesanal do Brasil. Sua palestra foi voltada para os processos simplificado para produção de boas cervejas caseiras.
Geovani Mafra - coordenador do laboratório de fermentação da Universidade Estadual de Feira de Santana
Na platéia, cervejeiros e curiosos de Salvador, Itabuna, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e de outros lugares do estado.
No dia Seguinte.... A grande Festa!!
Local fantástico (hotel Vila da Praia, em Itapuã), com direito à brisa marítima e bela paisagem! Muitos amigos, cervejas Colorado e Eisenbahn e chopes da Blaumer e de cervejeiros caseiros como Adriano, Bernardo e Diogo. Pena que o cope Mata Branca não ficou legal em função da logística e acondicionamento! Destaque para os chopes ESB e IPA da Blaumer. São ótimos!
Após vários copos, prosas e uma boa feijoada, fomos todos acompanhar o resultado do primeiro concurso de cerveja caseira da AcervaBaiana. Foram 11 concorrentes em única categoria: American Pale Ale - cerveja com personalidade no lúpulo fresco e levemente cítrico, mas com equilibrado toque de malte cristal ou caramelo; de coloração vermelha, acobreada; creme consistente e sensação refrescante.
O resultado dos três primeiros colocados foi a seguinte:
1º lugar: Boris (Salvador);
2º lugar: Luiz Cravo (Vitória da Conquista);
3º lugar Luis Avoletta (Lauro de Freitas);
Bem, o Empório Mata Branca parabeniza a todos os participantes e aos organizadores deste primeiro (de muitos) concurso de cervejeiros caseiros por entender que esta é a melhor forma de difundir e desenvolver a cultura cervejeira em nosso estado. Participaremos sempre que pudermos! Aos vencedores, desejamos que continuem fazendo boas cervejas e aperfeiçoando suas técnicas e receitas para os eventos estaduais e nacionais. Em 2013, vamos trazer alguns títulos de Curitiba? Lançado o desafio!
Bebam sempre com moderação e bom gosto!
Se beber não dirija!
Se menor de 18 anos, não beba!
Até mais.