terça-feira, 10 de abril de 2012

Parceria cervejeira

Pessoal,
 Após um pequena demora, voltamos a postar uma matéria do que vem rolando por aí.

Começamos por uma boa notícia para todos que moram em Conquista e gostam da idéia de fazer sua própria cerveja ou aprender um pouco mais sobre esta bebida: Estamos fazendo uma parceria com o laboratório de análises da UFBA, por meio do Professor Luiz Gustavo do curso de farmácia para estudar cervejas com ingredientes regionais. Para isso, montamos um equipamento simples, a partir de adaptação de panelas, adquirimos insumos e fizemos nossa primeira leva de cerveja dentro do laboratório. Esta primeira cerveja foi uma Vienna Lager que não está recebendo nenhum ingrediente novo, pois a intenção nossa fazer com que os interessados (o professor e alguns dos seus alunos) dominem mecanicamente o processo de fazer uma cerveja, depois fica mais fácil realizar algumas inovações. O interessante é que, mesmo sem nos conhecermos, Luiz Gustavo já vinha se preparando para realizar estes estudos ao mesmo tempo em que nós (Empório Mata Branca) já realizávamos alguns testes com o mesmo objetivo: inserir ingredientes regionais nas cervejas. Só tem uma diferença peculiar: nós fazemos cervejas com intenção de bebê-las, e o professor com intenção de estudá-las!!

Já utilizamos umbu, abacaxi, castanha de cacau e fruto de palma experimentalmente nas cervejas que fizemos (e ficaram boas!!), mas o olhar científico para identificar as mudanças na composição nutricional e organolépticas da bebida após a inserção destes adjuntos (todo ingrediente colocado na cerveja além dos insumos básicos) será fundamental para embasar qualquer inovação.

Ressaltamos que em alguns paises tradicionais na cultura cervejeira como Bélgica e Estados Unidos o uso de adjuntos (raízes, frutas, diversos cereais, madeira, condimentos etc.) é inteiramente aceito e estimulado. Já em cultura cervejeira mais tradicional e conservadora com a alemã isso não é permitido, no Brasil percebemos as duas tendências, a depender do cervejeiro. Alguns seguem a famosa “lei de pureza alemã” e outros buscam inovação com ingredientes brasileiros. Vale lembrar ainda que não é qualquer estilo de cerveja que permite estas misturas e sim alguns específicos, especialmente estilos belgas. Na maioria das vezes o ingrediente adjunto descaracteriza o estilo utilizado como base, dando origem a uma cerveja específica, sem classificação segundo os órgãos internacionais de categorização, o que não significa que é ruim, apenas sai de um padrão internacionalmente reconhecido. Acredita-se que há milhares de cervejas específicas criadas por verdadeiros alquimistas em todo mundo, mas poucos conseguem reproduzir a uma escala comercial (que pena!!). Dentre as poucas que conseguiram utilizam abóbora, batata, semente de coentro, damasco, casca de laranja, rapadura, café, mandioca - como fez a Colorado ( http://www.cervejariacolorado.com.br/ ), jabuticaba (como a Vivre Pour Vivre da FalkeBier http://www.falkebier.com.br/produtos_vivre.html - os caras são gênios!! Há muitos outros ingredientes que nem conhecemos aqui no Brasil.

Queremos colaborar um pouco com estas descobertas fantásticas, estas harmonizações de sabores e aromas promovidos pelos processos da fermentação em contato com as frutas, castanhas, folhas, flores, madeiras e raízes da nossa maravilhosa caatinga (também chamada carinhosamente de Mata Branca!!).

Todo ano é realizado um concurso nacional aqui no Brasil para avaliar as cervejas de panela, ou caseiras como chamamos. São milhares de mestres (amadores) e aprendizes de cerveja que têm este delicioso hobby e fazem maravilhosas cervejas. É uma festa maravilhosa da qual falaremos posteriormente em um post específico. Importa agora saber apenas que na edição de 2012 (que acontecerá em Junho) há um estilo livre que os cervejeiros concorrentes devem colocar um ingrediente (adjunto) tipicamente brasileiro. Esperamos que saiam verdadeiras obras-primas, mas também muita cerveja intragável!!

Acompanhe nosso blog ou visite o Empório Mata Branca para ficar sabendo das novidades desta parceria. Se quiser, faça uma sugestão do que devemos experimentar na cerveja!!

Até mais!

4 comentários:

  1. Grande Luiz, como vai? Aqui é Lucas de Salvador que esteve ai no emporio agora na semana passada! infelizmente nao consegui voltar nos horarios em que vcs estavam funcionando mas nao faltarao novas oportunidades. Meu email é lucas_prates@hotmail.com , me cadastre ai pra voce poder me enviar as novidades. Outra coisa é que se vc puder me mande o endereço do seu amigo aqui em salvador que tem o emporio em Jaguaribe! Grande abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Grande Lucas, é uma satisfação grande saber que vc gostou do nosso empório Mata Branca, ele foi pensado para pessoas como você, apreciador de cerveja! Tenho certeza que não faltarão oportunidades, inclusive dois amigos seus estiveram lá ontem e beberam ótimas cervejas também. Já anotei seu e-mail, obrigado.

    Em relação ao Empório Jaguaribe, fica na rua que dá acesso ao condomínio Aldeia Jaguaribe, não sei te precisar o nome da rua, mas ligue para Bernardo no número que mandarei agora para seu e-mail e ele te receberá com todas as informações necessárias. Lá é ótimo, você vai gostar.

    Até a próxima

    ResponderExcluir
  3. Grande Luiz,
    Experiência massa hein.

    Aqui fizemos uma Witbier que leva folhas de louro e casca de tangerina. Está maturando, veremos como vai ficar.

    Calleb

    ResponderExcluir
  4. Massa Calleb, se a cerveja não sair muito boa, faremos uma feijoada com ela!!! A wit é um estilo muito legal para fazer alguns experimentos. Estou na fila para provar desta de vocês! A tangerina deve caracterizar bem o estilo com um aroma cítrico e doce ao mesmo tempo, já a folha de louro não imagino como ficará. Vocês utilizaram outros adjuntos (coentro, frutas)?

    Forte abraço, e vamos marcar mais uma brassagem nossa.

    Já bebeu a Pale Ale com fruto de palma que fizemos?

    ResponderExcluir

Comentários, críticas ou sugestões são muito bem vindas!